segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Fidel comenta a implantação de bases militares na Colômbia.

O Líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, deu algumas declarações sobre a implantação de sete bases militares estadounidenses na Colômbia, o que vem causando forte atritos entre o Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Para Fidel, o real motivo é o controle econômico e a luta contra o povo.
"A história não perdoará os que cometem essa deslealdade contra seus povos, nem os que utilizam como pretexto o exercício da soberania para cooperar com a presença das tropas ianques", diz Fidel.
"A que soberania se referem? À conquista de Bolívar, Sucre, San Martín, O'Higgins, Morelos, Juárez, Tiradentes, Martí? Nenhum deles jamais aceitaria tão repudiáveis argumentos para justifica a concessão de bases militares às Forças Armadas dos EUA",
e Continua "seria uma grande tragédia" se Washington utilizar as bases colombianas "para provocar um conflito armado entre os povos irmãos".
De acordo com Fidel, "as forças armadas ianques poderiam promover uma guerra suja como fizeram na Nicarágua e até empregar soldados de outros países treinados por eles para atacar algum país, mas dificilmente o povo combativo, valente e patriótico da Colômbia se deixe levar pela guerra contra um povo irmão como o da Venezuela".
"Se enganam os imperialistas que subestimam igualmente aos demais povos da América Latina. Nenhum deles estará de acordo com as bases militares ianques, nenhum deixará de ser solidário com qualquer povo latino-americano agredido pelo imperialismo".
E em relação a luta contra o narcotráfico, Fidel responde; "o império não livra a luta contra as drogas dentro de suas fronteiras". "A luta contra as drogas é um pretexto para estabelecer essas bases militares em todo o hemisfério. Desde quando os aviões modernos servem para combater as drogas?"
"Como consequência pela guerra iniciada contra o narcotráfico, na qual o México envolveu 36 mil soldados, quase 4 mil mexicanos foram mortos em 2009" finaliza o líder revolucionário Fidel Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário